quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Luteria

A luteria diz respeito à construção e manutenção de instrumentos musicais, com foco, segundo a história, em instrumentos feitos de madeira, artesanalmente. O termo refere à palavra francesa lute (liuto em italiano), onde os construtores de lute (alaúde) eram chamados de luthiers. Com o desenvolvimento dos instrumentos os luthiers passaram a construir também violões, violinos, violas e, mais recentemente, guitarras e baixos elétricos. Assim o significado acabou adquirindo uma concepção genérica.
O curso de Luteria da UFPR apresenta uma opção profissional inédita na América Latina, como carreira autônoma com diploma superior.
Desde 2009, vem suprir a demanda existente há décadas por construtores de instrumentos musicais, em todos os níveis - desde os instrumentos simples para principiantes até os instrumentos sofisticados para músicos profissionais. O projeto tem em vista, como perspectiva realista, a tendência verificada na América Latina do viçoso crescimento da música entre crianças e jovens, como projeto social sem perder sua dimensão e profundidade artística.
Cumpre aqui observar, em se tratando de instrumentos musicais que requerem apurada técnica, um principiante não deveria se dedicar ao estudo num instrumento de baixa qualidade. Desvios dimensionais, materiais sem características necessárias de robustez e dureza, imperfeições acústicas colaboram para músicos tensos e inseguros. Um instrumento razoável nas mãos de um jovem empenhado e bem orientado é uma condição necessária para o sucesso. Para o estudante em nível avançado ou para o profissional, é importante o acesso a diferentes possibilidades de instrumentos, de modo que desenvolva e explore seu gosto timbrístico, encontrando um instrumento que torne a prática estimulante.


http://www.luteria.ufpr.br/
http://www.rabeca.com.br/site/interna.php?url=historia
http://www.nordesteweb.com/not01_0306/ne_not_20060318b.htm
http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=67

Nenhum comentário: